segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Retomando a rotina com planejamento


As férias estão encerrando e, após o período caracterizado pelo “tudo pode”, é preciso retomar as rotinas diárias. E um dos segredos para que tal retomada seja tranqüila reside no planejamento, antes, durante e após as férias. A orientação é do nosso psicólogo Michael Zanchet.  “No período de férias nos permitimos mais - e realmente este deve ser um período mais permissivo. Mas com planejamento, ou seja, tendo data para acabar”, avalia o psicólogo.

Para os compromissos profissionais e escolares, este será um período de readaptação. “A primeira semana é mais pesada, pois você rompe com o tipo de roupa utilizada nas férias e necessita um esforço maior para desenvolver o raciocínio. Permita-se ser mais lento e não se cobre para retomar seu ritmo anterior. Dentro do possível marque suas atividades com um tempo maior e o ritmo voltará normalmente”, orienta Zanchet. Para ele, em duas semanas, no máximo, os processos de rotina terão se ajustado.

Por fim e muito importante, lembra o psicólogo, o ideal é ter um planejamento mês a mês, tendo seus itens revisados constantemente quanto ao que foi efetivado e o que deve ser corrigido em termos de rumo. O planejamento adequado inclui aspectos físicos (exercícios, alimentação saudável, consultas), pessoais (família, amigos e atividades de lazer) e profissionais (carreira e atividades intelectuais).

“Funcionamos por condicionamentos, tanto para o positivo quanto para o negativo. O pensamento influencia nosso humor e comportamento. Refletir sobre os nossos pensamentos auxilia a tomarmos decisões conscientes. E, quando isso ocorre, modificamos padrões de comportamentos estabelecidos e gerenciamos nossas emoções de maneira mais adequada”, finaliza o psicólogo.

Acompanha amanhã e quarta-feira as orientações de nutrição e atividade física da nossa equipe para o seu retorno.